Áreas de atuação
Assessoria Jurídica a Empresas
A Assessoria Jurídica Empresarial é inerente às transformações do meio empresarial. O escritório atua na prevenção de riscos e na percepção de benefícios legais das atividades desenvolvidas pela empresa, o que se relaciona diretamente com sua maior rentabilidade.
Uma assessoria jurídica prestada de forma habitual, contínua e personalizada tende a influenciar sistematicamente a administração empresarial nos seguintes pontos:
PLANEJAMENTO: crucial para o crescimento do negócio, a atuação da assessoria jurídica tem o foco de antever os riscos da atividade econômica, com uma análise técnica da atuação de atividade desenvolvida e seus desdobramentos.
PREVENÇÃO: estruturar juridicamente a empresa tem relação direta com a diminuição de “riscos legais”. Como consequência, a possibilidade de demandas judiciais em desfavor da empresa tende a diminuir, o que contribui para o crescimento econômico do empreendimento.
SEGURANÇA JURÍDICA: formatar negócios de forma assessorada juridicamente implica em fazê-los de maneira a não acarretar penalidades pelo Poder Público e prejuízos frente a terceiros. Bons negócios não são unicamente aqueles com grandes ganhos, mas sim aqueles com a solidez e a segurança de que não trarão surpresas no futuro por falhas técnicas de qualquer natureza.
DEFESAS JUDICIAIS: por mais cauteloso que um gestor seja, adotando uma assessoria preventiva, eventualmente haverá situações de demandas judiciais, inclusive a seu favor. Neste momento, contar com uma assessoria jurídica é poder lançar mão de profissionais comprometidos e já intimamente conhecedores do negócio, plenamente capazes de prestar uma defesa de excelência.
ASSESSORIA JURÍDICA EM NÚMEROS NO BRASIL¹:
- Pequenos Empresários: 73% dos pequenos empresários brasileiros possuem assessoria jurídica.
- Empresários de Médio Porte: 96% desta faixa empresarial contam com assessoria jurídica.
- Empresas de Grande Porte: 100% possuem assessoria jurídica.
(1. Dados retirados da pesquisa encomendada pela OAB/GO, publicada em 2011, elaborada e executada pela Marketssciense – Ciência de Mercado.)